Quando o assunto é fazer um plano de marketing digital, surgem muitas dúvidas sobre por onde começar: ações nas redes sociais ou site? Investir em campanhas de publicidade? Focar somente no online? Fazer SEO? Usar o Facebook ou apostar no Linkedin?
Toda a comunicação, canais, formatos… TUDO no digital se resume a apenas 4 formas de entendimento e execução. E, neste texto, eu vou te mostrar onde as redes sociais entram e quais são as 4 mídias para fazer marketing digital que gera resultado com o INBOUNDPR. E isso independente do tamanho da empresa para qual você estiver comunicando.
Aposto que você chegou aqui pensando numa forma de usar as redes sociais de forma mais estratégica… E eu já vou te dizer que as redes sociais não são nunca estratégia, no máximo tática.
A primeiríssima coisa que você precisa fazer para criar um bom plano de redes sociais, na verdade, é revisar os objetivos do negócio. Afinal, uma estratégia de marketing digital que começa em ações ou campanhas, pode até ser tática, mas não é estratégica!
Até o quanto o negócio deve investir em marketing precisa ser definido no nível estratégico do negócio, e não do marketing. No momento que você tem uma estratégia de negócios claramente definida, você está pronto, então, para planejar o marketing. E depois de saber como o marketing vai contribuir para a empresa atingir os seus resultados, aí sim, é hora de encarar as 4 mídias do InboundPR. E atuar um pouquinho em cada uma delas vai fazer toda a diferença no teu plano de marketing digital.
Provavelmente você já ouviu falar das 4 mídias com outra nomenclatura – como o PESO – e sem uma ordem definida de uso delas. Elas são a mídia própria, mídia social, mídia espontânea e mídia paga, e, importante: no INBOUNDPR elas tem que ser pensadas nesta ordem — e eu já te explico porquê.
Para que o marketing gere impacto nos objetivos de negócio das empresas, seja menos questionado financeiramente e construa reputação, ele precisa ser tratado como um investimento. E como investimento, ele tem que gerar resultados positivos. Por isso ao fazer INBOUNDPR o trabalho nas 4 mídias é chamado de construção de patrimônio digital.
Patrimônio digital é tudo aquilo que uma empresa cria e que repercute publicamente no ambiente digital. Mas nem tudo no digital é patrimônio: às vezes, para ter visibilidade, a gente precisa de uma “casa alugada”.
Casa alugada são todos os espaços que você pega emprestado para divulgar ideias, produtos ou serviços, que você não tem propriedade e cujas regras podem mudar a qualquer momento. Vamos entender na prática quando é patrimônio digital e quando é casa alugada.
Todo o conteúdo produzido por uma empresa e disponibilizado na Web é patrimônio digital desta organização.
Tão importante quanto o patrimônio físico, é a combinação do on e do off que construirá a reputação digital do seu negócio.
É por isso que ele é a base das outras 3 mídias, ou seja, a mais importante de todas.
O conteúdo produzido por uma marca precisa ser original, autoral e relevante. Precisa falar a língua das personas para que encontrem este conteúdo ao realizar buscas no Google – ou em qualquer outra ferramenta de busca na web.
O que podemos caracterizar como mídia própria:
Mas não são apenas as propriedades digitais que formam a reputação de uma empresa. A mídia própria também é composta pelas propriedades offline, como: programas de responsabilidade social, livros e anuários, eventos proprietários, ações de live marketing e tudo aquilo que envolve interação olho no olho e deixa nos consumidores uma memória de marca.
Reputação é uma coleção de memórias de marca difundidas pelas personas – e essas memórias não têm forma física ou digital. Elas são um registro exato e intangível da experiência das pessoas com a marca.
É importante ressaltar que o princípio das metodologias inbound, tanto PR, quanto marketing, está na criação de mídia própria – ou conteúdo disponibilizado nas mídias de propriedade da organização. O que o INBOUNDPR acrescenta é a visão estratégica de negócios, alinhada com objetivos de negócio que podem ser, ou não, de ordem financeira. O objetivo nem sempre é faturar mais, pode ser atingir um perfil específico de clientes, ou aumentar a visibilidade e a reputação, e assim por diante.
O conteúdo estratégico é aquele que traduz as necessidades das personas: elas vão sendo educadas à medida que recebem informações em cada etapa de entendimento da solução que você oferece.
Fazer mídia social é usar as redes sociais para amplificar os nossos ativos digitais, todas aquelas ideias maravilhosas que construímos na mídia própria.
E, importante: rede social é casa alugada!
Um erro bastante comum em estratégias que têm como fim a venda de produtos ou serviços é começar o trabalho das 4 mídias nas redes sociais. Trabalhar em plataformas de terceiros, ou seja, aquelas que não estão sob o domínio do seu negócio, é como investir em uma casa alugada: enquanto você pagar, ela estará disponível. Mas quando parar, por melhor que você cuide, você não a terá mais.
No caminho da construção do patrimônio digital, nem todos os meios são nossos e precisamos saber por onde começar e como compor os nossos investimentos nas 4 mídias para não perder o controle do nosso patrimônio.
A mídia espontânea, ou relacionamento com imprensa e influenciadores e creators, também é patrimônio digital. Conteúdos escritos por você e postados em outros sites são um belo exemplo de uso dessa mídia.
Quando conseguimos emplacar uma matéria em jornais ou revistas e quando postamos conteúdos em sites ou blogs com muita visibilidade para as nossas personas de interesse, estamos construindo reputação.
E quando essas matérias e conteúdos são amplificados nas nossas redes sociais ou associados a uma estratégia de mídia própria, o aumento da atração de personas com o perfil que precisamos é sucesso garantido.
Se até pouco tempo sair na imprensa era considerado um fim em si mesmo, hoje é o meio de uma estratégia consistente de uso das 4 mídia. Seja via imprensa tradicional, como jornais, revistas e internet, seja via influenciadores – ou mesmo quando os seus clientes elogiam ou compartilham os seus conteúdos nas redes deles. Isso também é mídia espontânea.
Sempre que você paga para a sua marca, ideia, produto ou serviço aparecerem, você está fazendo mídia paga. Não importa se é publicidade, participação em um evento de terceiros, impulsionamento de posts… Colocou dinheiro, vira mídia paga e dependendo do que você vende, precisa ser usada com muito cuidado. Lembrando que nós precisamos convencer pessoas que não podem ser compradas, por isso a base do INBOUNDPR é a construção de relacionamento e reputação. E o uso consistente da mídia própria, social e espontânea, nesta ordem, é vital para atingirmos esses resultados.
Nem preciso dizer que mídia paga é casa alugada, ne? Parou de pagar, acabou o patrocínio do evento, ou você realmente interage com quem foi impactado pela sua marca, ou, para ter a mesma visibilidade, tem que pagar de novo.
Amarrar estratégias de mídia paga com mídia social é bem importante, porém antes de trabalhar com elas, o foco deve ser construir o seu patrimônio digital.
Então, agora você já sabe quais são as 4 mídias e por onde começar, foca no planejamento do marketing. Deixo aqui nos comentários como sugestão o download gratuito do Plano de Marketing Ágil da Otimifica, que é muito próximo do que usamos para os clientes la.
Espero que você tenha gostado e, de hoje em diante, comece o seu planejamento de marketing nas redes sociais pelo patrimônio digital.
Conta para mim: qual é a tua maior dificuldade na hora de planejar as redes sociais? Comenta aqui embaixo. Eu respondo TODOS os comentários!
PS: Se quiser mergulhar nesta e em outras ideias, deixo aqui a dica do livro INBOUNDPR: Como sincronizar negócios rumo à maturidade digital, na versão digital na Amazon ou impresso aqui no site.